King

Autor: Michel Vinaver
Título original: King
Páginas: 52
Personagens: 3h

Sinopse:
1889. Um dia, o caixeiro viajante King C. Gillette faz a ronda pelos clientes na Pensilvânia; tem a intuição que todos os males que afligem a humanidade têm uma causa: a concorrência.
Seis anos mais tarde, tem a visão de um aparelho de barbear com lâminas descartáveis.
Para abolir a concorrência e substituí-la por um sistema de «igualdade material», é necessário nada menos do que uma revolução mundial, então King C. Gillette mete mãos à obra, ao mesmo tempo que lança uma das primeiras empresas multinacionais de produtos de grande consumo.
O autor resume a peça do seguinte modo:
“De facto, King é a junção numa só personagem interpretada por três atores, King jovem, King maduro e King velho, a junção de sois factos biográficos. Uma vez que King é King Gillette, um homem que existiu e que foi o inventor das lâminas Gillette, do sistema de barbear descartável, do sistema em geral da descartabilidade na economia contemporânea. Mas o que normalmente não se sabe é que ele foi simultaneamente o criador de uma utopia, uma das grandes, pode-se dizer, pouco conhecida, mas uma das grandes utopias do fim do século XIX, com a visão de um mundo perfeito, do fim da História.”

Preço: 8€